Tuesday, February 1, 2011

Andy Warhol em preto e branco

http://vogue.globo.com


As cores de Andy Warhol todo mundo conhece, mas o MoMa de Nova York exibe até 21 de março o lado preto e branco do mestre da pop art. Batizada de Andy Warhol: Motion Pictures, a mostra conta com o apoio do The Andy Warhol Museum.

A exposição reúne apenas portraits em movimento — em que Warhol filma seus retratados — e filmes produzidos nos anos 60 — daí o título da mostra, retratos animados. Todos sem som e em clima de não narrativa. Experimentais e impressionantes, os filmes produzidos em 16mm e exibidos em telões gigantes chamam a atenção pela irreverência dos temas, a acuidade psicológica, o ritmo e a estética baseada em luz e sombra. A série Screen Tests, originalmente composta por cerca de cem filmes, foi totalmente produzida na lendária Factory, o estúdio de Warhol, na rua 57. Neles, os convidados ficavam sentados em uma cadeira de frente para uma câmera por quase três minutos.

As imagens revelam a paixão do artista pelo culto à celebridade. A primeira superstar foiMarilyn Monroe, em 1963. Depois vieram as musas Edie Sedgwick, Nico e Baby Jane Holzer; o poeta Allen Ginsberg; o músico Lou Reed; o ator Dennis Hopper; a escritoraSusan Sontag e o colecionador Ethel Scull, entre outros famosos.

A exposição foi montada pela primeira vez em Berlim (2004), passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo (2005) e ainda fez pit stop em Buenos Aires, Praga, Moscou e Miami. Se você perdeu a montagem por aqui e está com viagem marcada para Nova York, fica a sugestão. (SILVANA HOLZMEISTER)

Warhol: Motion Pictures, no MoMa de NY, até 21 de março de 2011

No comments:

Post a Comment