Wednesday, January 19, 2011

Bienal itinerante em BH

Com obras de Hélio Oiticica, Lygia Pape e outros nomes da produção artística contemporânea, a capital recebe de hoje (18) até o dia 20 de março, no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, um recorte da 29ª Bienal de Arte, realizada no fim do ano passado, emSP.

Batizada de "Obras Selecionadas", a itinerância traz cerca de 190 dos 800 trabalhos da edição que buscou expor as interseções entre política e arte. "A intenção é escapar dessa visão muito primária da política, desse universo partidário. É política como maneira de estar no mundo, de se relacionar com os outros", diz o curador Agnaldo Farias.

Parte da polêmica que ajudou a repercutir a última Bienal no noticiário entra na seleção de trabalhos que vêm a cidade. Não vem a instalação "Asa Branca", de Nuno Ramos, alvo de defensores dos animais por manter urubus confinados, nem o trabalho do argentino Roberto Jacoby, "El Alma Nunca Piensa sin Imagen", considerada uma apologia a Dilma Rousseff em plena campanha presidencial. Mas vem a série de desenhos de Gil Vicente (imagem acima), acusada pela OAB-SP de incitar a violência. Nas imagens, o próprio artista é retratado apontando armas e facas para autoridades políticas e religiosas, como o ex-presidente Lula e o Papa Bento XVI.

Obras dos mineiros Cinthia Marcelle, Rosângela Rennó, Matheus Rocha Pitta e Tamar Guimarães também estão no recorte escolhido para a cidade.

Além disso, até o dia 10 de fevereiro, o Cine Humberto Mauro se converte em "terreiro" - espaços de convivência criados dentro do Pavilhão da Bienal em São Paulo - para abrigar a mostra "A Pele do Invisível", uma seleção de produções de "imagem em movimento", como prefere Agnaldo, uma das linguagens atualmente mais férteis da arte, segundo o curador. "É impossível pensar na produção contemporânea sem pensar na incrível produção experimental cinematográfica".



29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas
De 18 de janeiro a 20 de março. Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro) e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (av. Afonso Pena, 737). Terça à sáb., das 9h30 às 21h, e dom., das 16h às 21h. Entrada franca
Informações: 3236-7400

*Texto publicado na edição do Jornal Pampulha

No comments:

Post a Comment