Thursday, January 20, 2011

Conheça cinco bandas de BH que prometem abalar o cenário musical do país em 2011 (via http://www.divirta-se.uai.com.br)

Depois de conquistarem a cena local, grupos se preparam para dar o próximo passo e ganhar o Brasil

O Fusile é uma das bandas de BH que está pronta para estourar


Que Belo Horizonte é um tradicional celeiro de bandas, isso todo mundo sabe. Afinal, a capital mineira deu ao mundo nomes como Milton Nascimento, Lô Borges e o Clube da Esquina, Sepultura, Skank, Pato Fu, entre muitos, muitos outros.

E é verdade que mesmo com estes grandes nomes no currículo, a cidade continua produzindo música de qualidade, que vez ou outra emerge do underground e conquista um grande público. Agora, em 2011, a efervescente cena musical belo-horizontina está prestes a mostrar ao mundo suas mais recentes crias. Você pode ainda não ter ouvido falar destas bandas, mas fique avisado: provavelmente é por pouco tempo.

E assim como o grunge era o som de Seattle e o tecnobrega é a trilha sonora de Belém, nos últimos anos, uma mistura de rock e ska, bem característica, vem tomando conta das casas de show da capital mineira. Não é por acaso que três das cinco bandas da lista apresentam este som dançante e agitado. Além disso, todos os grupos apresentados contam com uma série de fatores em comum: boas participações em festivais, discos já gravados ou pelo menos bem encaminhados e público próprio e fiel.

Ou seja, se você ficar sabendo de um show destas bandas em breve, não perca. A próxima oportunidade de conferir de perto qualquer um deles pode ser só em um megafestival com viés ecológico no interior de São Paulo.

Fusile
www.fusile.com.br/
www.myspace.com/fusileFusile

O Fusile é umas das principais bandas da cena independente hoje, em Belo Horizonte. Criado em 2007, o Fusile lançou no primeiro semestre de 2010 o EP The coconut revolution, que conta com cinco músicas. Presente no disco, Blue blood já entrou na programação de algumas rádios da capital. O quinteto formado pelo vocalista e guitarrista Shairon Lacerda, o baixista Sérgio Scliar, o saxofonista Henrique Staino, o trompetista Ygor Rajão e o baterista Rafael Cocão um dos pioneiros na mistura de rock e ska que vem se tornando característica de BH. O som da banda ainda tem também pitadas de punk rock e latinidades, o que no palco, tem feito toda diferença, já que o show animado do quinteto tem rendido convites para festivais como o Flaming Night e o Móveis Convida, da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju.

The Hell's Kitchen Project
thkproject.com/
www.myspace.com/

Inusitado. Esta é a palavra que pula na mente de quem vê e ouve a banda The Hell's Kitchen Project. Chamado carinhosamente de Hell's pelos fãs, o grupo tem uma formação no mínimo diferente: apenas baixo, bateria e vocal, sem guitarras. O vocalista Jon, o baixista Malk e o baterista Buddha se juntaram em 2006. A falta de um guitarrista ajudou a impulsionar o trio a criar músicas próprias e o resultado foi uma mistura de rock e electro, extremamente dançante e envolvente que vale a pena ser conferido de perto. O energético show, aliado às músicas com sabor de novidade do The Hell's Kitchen Project tem levado o grupo para longe. O grupo já começou a se apresentar fora de BH, com shows em lugares como Uberlândia, Montes Claros e Belém e participou de um comercial da operadora Vivo na televisão. Em 2008, o trio lançou o EP Sample_01 e prepara agora para 2011 o primeiro álbum completo.
Pequena Morte

Criada em 2006, a Pequena Morte traduziu a expressão que os franceses dão para o orgasmo para batizar o grupo. E a busca por prazer, insinuada no nome da banda, é o mote para músicas animadas e feitas para dançar em uma verdadeira folia, quando reproduzidas ao vivo. Formada pelo vocalista e guitarrista Raul Gustavo, o baterista Tamás Bodolay, o baixista Gabriel Assad, o percussioninsta Rodrigo Borges, o trombonista Jonatha Max e o guitarrista Gustavo Alvarenga, o som da Pequena Morte também segue a mistura de rock e ska com letras em português. No currículo do septeto, além de vários festivais pelo estado, consta também uma inusitada turnê pela Europa, que passou pela Itália e pela Letônia. O giro pelo velho continente rendeu destaque na revista Billboard. Para 2011, a banda prepara o lançamento do prometido primeiro álbum, que deve vir acompanhado de mais uma sequência de bons shows.



Uma das bandas mais recentes da cena, o Skacilds é mais um ue reza na cartilha da mistura típica belo-horizonte entre ska e rock. O grupo composto pelo vocalista e guitarrista Leonardo Sommerlatte, o guitarrista Marcus Marini, o baixista Lucas Rocha, o baterista Stênio Severino e o trompetista Victor Farnese aproveita para adicionar mais ingredientes à mistura, como o punk rock e a surf music, deixando o som ao mesmo tempo mais animado e agressivo. O quinteto logo ganhou destaque nos palcos da capital por misturar em seus shows músicas próprias com versões "skacildizadas" para artistas variados, como Pixinguinha, James Brown e Sidney Magal. Para 2011, o Skacilds começa a gravar um disco apenas de músicas próprias em fevereiro e deve lançar o trabalho ainda este ano. Ou seja, quem quiser conferir as estranhas e animadas versões que o grupo faz, não vai poder perder os caras ao vivo.


O REI AMA BANDA UTOPIA!


Uma longa linhagem tradicional de Belo Horizonte já tem seu sucessor. A banda Utopia! (com a exclamação mesmo) segue os passos de bandas como Valv, Moldest e Monno e já ocupa seu lugar como um dos grandes nomes do indie rock da capital mineira. A banda já marcou presença em vários festivais de renome, como Flaming Night e Matriz Solidária. Composta pelo vocalista e guitarrista Cido, o guitarrista Pedrinho, o baixista Raphael Chumbinho e o baterista Dan, o quarteto está junto desde 2005, mas só começou a criar músicas próprias em 2008. A banda lançou em 2009 um EP, chamado Monólogo, contendo sete músicas e que mostra bem qual é a proposta musical do Utopia!: rock levemente introspectivo, com letras em português e melodias que mais parecem criadas no frio outono britânico. A maturidade do trabalho surpreende também a idade média dos integrantes, algo em torno de 18 anos. Para 2011, o Utopia! prepara o lançamento do segundo EP. Uma prévia do trabalho, a música Vibrasom, já está disponível no Myspace da banda.

(cidoca gato)

No comments:

Post a Comment